Americana de 45 anos, Courtney Henning Novak, se impressiona com escritoras brasileiras após ler “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. Agora, Clarice Lispector se torna sua nova obsessão e favorita, com “Último romance” (“Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Lispector) sendo sua novela preferida.
Depois de viralizar ao ler ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, de Machado de Assis, e não resistir à leitura de mais uma obra do mesmo autor, a americana Courney Henning Novak agora tem uma nova obsessão: Clarice Lispector. Em um novo vídeo publicado nesta terça-feira (16), Courtney se diz impressionada após terminar o livro ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector.
A autora brasileira Clarice Lispector conquistou mais uma fã internacional com sua escrita única e envolvente. Courtney Henning Novak, conhecida por suas resenhas literárias, agora se rendeu à genialidade de Lispector ao finalizar a leitura de ‘A Hora da Estrela’. Em suas palavras, a escritora brasileira conseguiu tocá-la de maneira profunda, revelando novas perspectivas sobre a vida e a arte da escrita.
Reflexões sobre Clarice Lispector, a escritora brasileira
Como é possível continuar a rotina após se deparar com a genialidade de Clarice Lispector? A autora, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, deixou sua marca na literatura com obras que desafiam o pensamento e as emoções dos leitores. Seu último romance, ‘A Hora da Estrela’, publicado em 1977, mergulha na história de Macabéa, uma jovem nordestina cujos anseios e conflitos ecoam na alma de quem a lê.
Para Henning, a descoberta da escrita de Clarice foi uma revelação. Após se encantar com as obras de Machado de Assis, a brasileira se viu imersa em uma nova obsessão literária. A profundidade dos temas abordados por Clarice, como os questionamentos existenciais e a solidão, ressoaram em sua alma, levando-a a buscar mais da autora. ‘Todos os Contos’, de Clarice Lispector, já está a caminho, pois a fascinação por sua escrita única exige uma imersão completa.
A novela favorita de muitos, ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, também desperta paixões e debates acalorados. O que torna essa obra tão arrebatadora? Por que se privar da experiência completa ao optar por resumos ou adaptações? A influência de Machado de Assis ultrapassa fronteiras, sendo reconhecida por nomes como Philip Roth, que enalteceu a genialidade do escritor brasileiro.
Hélio de Seixas Guimarães, renomado professor de literatura brasileira, destaca a importância da obra de Machado de Assis no cenário internacional. Suas obras são aclamadas em diversos idiomas e países, conquistando um prestígio que só cresce com o tempo. A tradução de Flora Thompson-DeVeax para o inglês ampliou o alcance de ‘Memórias Póstumas’, abrindo portas para que mais leitores pudessem apreciar a genialidade do autor.
A influência de Clarice Lispector e Machado de Assis transcende fronteiras, conquistando corações e mentes em todo o mundo. Suas obras continuam a inspirar novas gerações de leitores e a enriquecer o panorama literário global. A magia da escrita desses mestres da literatura brasileira perdura, desafiando-nos a explorar as profundezas da alma humana através de suas palavras.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo