Novo lote residual de restituição do Imposto de Renda será pago a 205.930 em 28/03. Consulte o status da sua declaração no site da instituição.
A restituição de um produto é um direito garantido aos consumidores que possuem insatisfação com a compra realizada. O processo de restituição pode ocorrer por diversos motivos, como defeito no produto, arrependimento da compra ou entrega de um item diferente do esperado. É importante que as empresas estejam preparadas para realizar a restituição de forma rápida e eficiente, garantindo assim a satisfação do cliente.
Além da restituição do valor pago, algumas empresas oferecem outras opções de pagamento, como vale-compras ou crédito para ser utilizado em futuras compras. A devolução do produto é necessária para que o cliente receba o reembolso de forma adequada. É fundamental que as empresas tenham uma política clara de restituição e devolução, garantindo a transparência e confiança nos processos de compra e venda.
A Receita Federal libera novo lote de restituição
A Receita Federal vai liberar nesta quinta-feira (21), a partir das 10h, a consulta a novo lote residual de restituição do Imposto de Renda de 2023 e de anos anteriores, no site da instituição – clique aqui para consultar. O pagamento deste lote será feito em 28 de março a 205.930 contribuintes na conta informada na entrega da declaração.
LEIA TAMBÉM:
– Quando sai o primeiro lote de restituição do IR 2024? Atenção, é um lote residual do IR de 2023 e de anos anteriores.
Consulta para pagamento deste lote de restituição
Os lotes de restituição do Imposto de Renda de 2024 vão ser pagos a partir de 31 de maio. Para saber se vai receber neste lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clicar em ‘Consultar a Restituição’.
Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
- Pagar dívidas ou investir? Veja o que fazer com o dinheiro da restituição
- E mais: Será que vale a pena pedir a restituição antecipada?
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac.
Status da declaração e malha fina
Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração.
Para acessar é preciso informar CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha ou fazer o login com a conta Gov.br.
Quem recebe a restituição do IR neste lote residual?
205.930 mil pessoas vão receber a restituição do Imposto de Renda neste lote residual, mas os contribuintes com prioridade legal seguem recebendo a restituição antes dos demais.
São eles: contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Neste turma entram também os que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e que pediram a restituição via PIX.
- 4.201 idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- 28.541 Pessoas com mais 60 anos;
- 3.404 Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 6.910 Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 106.096 Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX;
- 56.778 Contribuintes não prioritários
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo