Vilson, ex-gerente de futebol do Corinthians, foi convidado especial do programa MunDu Meneses em um momento delicado para os atletas.
O ex-zagueiro do Corinthians, Vilson, participou como um dos convidados especiais do programa MunDu Meneses nesta semana, onde discutiu suas experiências e as saídas que marcaram sua carreira. Ele compartilhou histórias sobre momentos decisivos e as saídas que o levaram a se tornar um ícone no futebol.
Durante a conversa, Vilson também abordou o tema das dispensas e os impactos que os desligamentos podem ter na trajetória de um atleta. Ele enfatizou a importância de lidar com as saídas do time de forma positiva, sempre buscando novas oportunidades e aprendizados. As saídas podem ser desafiadoras, mas também abrem portas para novas conquistas.
Desafios nas Saídas do Time
E recordou uma missão ingrata que lhe foi confiada durante o período em que atuou como gerente de futebol do Timão, um cargo que ocupou por quase dois anos, até o final de 2020. Ao retornar ao trabalho em 2020, quando Tiago Nunes assumiu o comando do Corinthians, Vilson foi designado, na época pelo presidente Duilio Monteiro Alves, para comunicar que o meia Jadson e o volante Ralf estavam fora dos planos do treinador para a temporada. O ex-dirigente declarou que, no entanto, acreditava que a dupla de veteranos – que eram seus amigos – já tinha conhecimento da decisão. Essa foi uma informação que ele só obteve após fazer as ligações para cada um deles.
Momentos Delicados e Comunicação
‘Esse momento foi um dos mais delicados como gerente de futebol. Eu era o elo do dia a dia para conectar os departamentos, a linguagem dos atletas. Eu era um representante no cotidiano deles; muitos olhavam para mim e perguntavam, ‘Vilson, você consegue ver com o treinador se podemos voltar após o jogo?’. Eu era o chefe de delegação, e durante as viagens, os seguranças comentavam, ‘um jogador pediu para cortar o cabelo, vai vir um cabeleireiro aí, você libera?’, além de tratar de questões mais simples e assuntos pessoais dos atletas. Apagar pequenos incêndios e resolver probleminhas que surgiam no departamento físico e na rouparia eram parte do meu trabalho. Eu, com a linguagem deles, conquistava muito respeito’, começou a relatar.
Reuniões e Planejamento do Elenco
‘Foi elaborada toda uma situação envolvendo os dois atletas, em termos de elenco, da qual eu não tinha conhecimento. Não participei de algumas reuniões que já envolviam parte da diretoria e o novo treinador, sobre o que aconteceria ou não. Simplesmente fui para as férias, pois não fazia parte do processo de contratações; essa não era a minha função. Minha responsabilidade era criar um ambiente vencedor e garantir que as coisas seguissem bem, motivando todos no dia a dia. Faltando um dia para a apresentação, Duilio me liga e diz, ‘Vilsão, não estou conseguindo falar com os empresários dos atletas e nem com os atletas, preciso comunicar ao Ralf e ao Jadson que não devem se apresentar’. Eu questionei, ‘como assim?’. ‘O treinador não quer’. ‘Mas nem apresentar? Não podemos fazer isso’. ‘O treinador não quer, eles vão se apresentar depois porque vamos ver o que vai acontecer, o treinador não quer de jeito nenhum”, continuou.
Ordens e Relações com o Treinador
‘Recebi a ordem, expressei minha opinião, mas foi acatado, pois veio do treinador. Eu ainda não tinha intimidade com Tiago Nunes; só o havia encontrado uma vez, no final do Brasileiro, em um jogo contra o Fluminense, quando ele foi na semana lá, e o (Dyego) Coelho era o interino. Bati um papo, depois ele entrou na sala com Duilio e eu não vi o planejamento do ano, não participei’, relatou Vilson, que compartilhou os bastidores das ligações.
Comunicação com os Atletas
‘Primeiro, liguei para o Jadson. Porém, Duilio havia me informado que os empresários já estavam cientes. ‘Jadinho, tudo bem, como você está?’. ‘Estou bem, e você?’. ‘Estou bem, irmão, estou aqui para te dar uma notícia que não é muito legal, mas imagino que você já saiba’. E ele respondeu, ‘não, não estou sabendo’. ‘O treinador, nesse momento, não conta com você dentro do elenco. O seu…’
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo