Loretta Mester, uma voz conservadora do comité de política monetária, atraiu o mercado com seu relatório sobre o ciclo de queda dos juros.
Recém-aposentada do cargo de presidente do banco central americano (Federal Reserve, o Fed) de Cleveland, Loretta Mester declarou em uma entrevista à emissora americana CNBC nesta terça-feira (3) que o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos ‘terá uma conversa sobre dar início’ ao ciclo de corte de juros, podendo ser um ajuste de 0,25 ou 0,5 ponto percentual na reunião marcada para o próximo dia 18.
De acordo com Mester, essa possível redução de juros é um passo importante para estimular a economia. Ela enfatizou que a diminuição de juros pode ter um impacto positivo, promovendo um ambiente mais favorável para investimentos e consumo. A discussão sobre o corte de juros é crucial para o futuro econômico do país.
Mudanças na Liderança do Fed
Mester, que deixou sua posição no Fed de Cleveland no dia 30 de junho, é conhecida por ser uma das vozes mais conservadoras dentro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc). O fato de ela ter sinalizado a possibilidade de um corte de juros mais significativo neste mês despertou o interesse do mercado financeiro, resultando em uma queda acentuada nas taxas dos títulos do Tesouro americano (Treasuries). Essa expectativa em torno do corte, de juros, tem gerado discussões acaloradas entre os investidores.
Expectativas em Relação ao Relatório do Mercado de Trabalho
Mester também minimizou a importância da leitura de agosto do ‘payroll’, que é o relatório oficial do mercado de trabalho dos Estados Unidos, em relação à decisão do Fed. Este relatório, que será divulgado na próxima sexta-feira (6), é aguardado com grande expectativa, especialmente após as declarações do presidente do banco central americano, Jerome Powell, que expressou sua preocupação em evitar um ‘enfraquecimento adicional’ do mercado. ‘Nós sabemos que o mercado de trabalho está se moderando. O Fed analisa todos os dados, e não apenas um relatório’, afirmou Mester.
Decisões sobre o Ajuste de Juros
Ela ressaltou que um bom relatório não mudará a perspectiva dos membros do Fed sobre a possibilidade de iniciar cortes, de juros. A dúvida que permanece é se o início do ciclo de queda dos juros será de 0,5 ou 0,25 ponto. Mester destacou que essa decisão não será tomada até que a reunião se aproxime, indicando que o ajuste, de juros, será cuidadosamente considerado. A ex-presidente do Fed de Cleveland enfatizou que a análise dos dados será crucial para determinar a direção futura da política monetária.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo