Exército israelense ataca complexo militar e infraestrutura em Baalbek, no espaço aéreo da zona fronteiriça. Busca-se resolução diplomática na confusão regional.
O Líbano sofreu uma nova série de ataques aéreos vindos de Israel neste domingo (7), com alvos atingindo áreas de infraestrutura associadas ao grupo Hezbollah. O incidente ocorreu após a queda de um drone israelense no território libanês, desencadeando uma série de confrontos entre as duas nações.
Os bombardeios israelenses no Líbano fazem parte de uma série de ofensivas que vêm ocorrendo na região, gerando preocupações sobre uma escalada ainda maior de violência no Oriente Médio. As investidas entre Israel e Hezbollah se intensificaram nos últimos dias, aumentando as tensões entre os países envolvidos.
Novos ataques do exército israelense no Líbano
De acordo com a Reuters, o exército israelense informou em um comunicado que caças realizaram bombardeios militares em um complexo militar e em três outros locais de infraestrutura pertencentes ao Hezbollah na cidade oriental de Baalbek. Estes ataques fazem parte das recentes ofensivas israelenses na região.
Escalada da confusão regional
O último ataque foi uma resposta à derrubada de um veículo aéreo não tripulado pelo Hezbollah, apoiado pelo Irã, no espaço aéreo libanês. O grupo identificou o drone Hermes 900 como sendo de fabricação israelense, intensificando a tensão no complexo militar da região.
Cessar-fogo e resolução diplomática
Desde o início das investidas, o Hezbollah tem negociado ofensivas com Israel através da fronteira sul do Líbano. Os bombardeios israelenses resultaram na morte de aproximadamente 270 combatentes do Hezbollah e cerca de 50 civis, além de deslocar aproximadamente 90 mil pessoas no sul do Líbano e 96 mil israelitas na zona fronteiriça norte.
Novos alvos e tensões regionais
Os EUA e outros países estão buscando uma solução através de uma resolução diplomática para as trocas de tiros entre o Hezbollah e Israel. O grupo Hezbollah afirmou que não interromperá os ataques até que um cessar-fogo seja implementado em Gaza, intensificando ainda mais a complexidade militar da situação.
Investidas contínuas no Líbano
Duas fontes de segurança revelaram que o mais recente ataque israelense mirou um campo de treinamento pertencente ao Hezbollah na aldeia de Janta, perto da fronteira com a Síria, e na cidade de Safri, próximo a Baalbek. Não houve relatos de vítimas dos bombardeios, de acordo com as fontes locais, evidenciando a tensão na zona fronteiriça.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo