Nova molécula da Novo Nordisk, amicretina, em fase inicial de testes para viabilidade e desenvolvimento clínico. Promessa de controle de peso e saciedade com injeções semanais.
Um estudo recente apresentou resultados promissores no tratamento da obesidade com uma nova substância chamada amicretina. A pesquisa, conduzida pela Novo Nordisk, empresa responsável por medicamentos como Ozempic e Wegovy, apontou que a droga experimental foi capaz de reduzir em 13,1% o peso corporal de 16 pacientes em apenas 12 semanas.
A descoberta de uma molécula eficaz contra o excesso de peso é um avanço significativo no combate ao sobrepeso e à obesidade. A amicretina pode se tornar uma opção terapêutica importante para aqueles que lutam contra esses problemas de saúde, oferecendo uma nova esperança para quem busca uma maneira eficaz de controlar o seu peso.
.
Desenvolvimento da molécula amicretina
Em comunicado, a empresa divulgou que o estudo acerca da molécula amicretina foi finalizado no início deste ano, envolvendo pacientes com peso corporal médio basal de 89 kg. O estudo abarcou um total de 144 participantes, com o intuito de avaliar a segurança, tolerância e farmacocinética da amicretina, bem como a viabilidade de avançar para estágios clínicos subsequentes.
A Novo Nordisk relata que a molécula apresenta potencial, e a expectativa é de que este potencial seja alcançado por meio de estudos clínicos mais sólidos nos próximos anos.
Atuação dos receptores hormonais
Similarmente à semaglutida, presente em medicamentos já aprovados pela empresa, a droga experimental atua em receptores de hormônios relacionados à sensação de saciedade: GLP-1 e amilina.
Essa classe de fármacos surge como uma promissora arma contra a obesidade, uma vez que, regulando o apetite e retardando o esvaziamento gástrico por meio dos receptores hormonais acima mencionados, promovem uma sensação prolongada de saciedade.
Efeitos colaterais e resultados dos testes
Os efeitos colaterais observados assemelham-se aos encontrados em medicamentos à base de GLP-1, incluindo sintomas gastrointestinais como náuseas, diarreia, vômitos, constipação e dores abdominais. Apesar de ser um estudo inicial de fase 1, os resultados obtidos demonstram o potencial da molécula.
Em testes realizados com Wegovy, indicado para obesidade e ainda não disponível no Brasil, verificou-se uma redução de até 17% no peso corporal em 68 semanas. O tratamento, administrado por meio de injeções semanais, contribuiu para a redução de 20% no peso corporal de uma em cada três pessoas, sendo que 83,5% dos participantes apresentaram uma diminuição no peso de 5% ou mais.
Impacto da obesidade na saúde global
Atualmente, a obesidade é um dos principais desafios de saúde em todo o mundo, afetando milhões de pessoas e contribuindo para o surgimento de diversas condições médicas. A pesquisa científica e o desenvolvimento de novas opções terapêuticas, como a amicretina, representam uma importante estratégia no combate ao excesso de peso e ao sobrepeso.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo