Navio atinge estrutura em Baltimore. Mergulhadores retomam operação de busca na manhã de quarta-feira. Secretário de Transporte dos EUA acompanha situação.
A polícia do estado de Maryland confirmou que as seis pessoas que sumiram durante o desabamento de uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, não foram localizadas até o momento. As autoridades seguem investigando as causas do acidente para determinar a responsabilidade pelo ocorrido.
O colapso de estrutura causou um grande impacto na comunidade local, que está em luto pelas vítimas e suas famílias. A população espera por respostas das autoridades para entender como a tragédia pôde acontecer e para garantir a segurança das demais pontes da região.
.
Desabamento de Ponte
A queda de ponte ocorreu após ser atingida por um navio cargueiro com bandeira de Singapura, que tinha como destino o Sri Lanka. As investigações apontam que a tripulação perdeu o controle do navio antes do impacto. Segundo as autoridades, seis operários desapareceram durante uma manutenção no meio da ponte. A empresa responsável pelos trabalhadores já havia mencionado a probabilidade de óbito, devido ao tempo transcorrido desde o acidente e a temperatura da água. A Guarda Costeira encerrou as buscas, enquanto o contra-almirante Shannon Gilreath expressou ceticismo quanto à possibilidade de encontrar sobreviventes. Bombeiros resgataram duas pessoas, uma delas em estado grave, utilizando mergulhadores, drones com câmeras infravermelhas e sonares.
Colapso de Estrutura
O navio envolvido no incidente é um porta-contêiner de bandeira de Singapura, pertencente à empresa Synergy e operado pela companhia dinamarquesa Maersk. Com 300 metros de comprimento e 48 de largura, o cargueiro, batizado de Dali, estava a caminho do Sri Lanka. Nenhuma tripulação ficou ferida na colisão. A Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou as vias próximas à ponte Francis Scott Key, suspendendo o tráfego naval no porto de Baltimore. O governador do estado de Maryland declarou estado de emergência, enquanto o secretário de Transporte dos EUA se mantém em contato com as autoridades locais. Não há indicativos de ato terrorista no ocorrido, segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna.
Operação de Busca
A ponte Francis Scott Key, inaugurada em 1977, com quase 3 quilômetros de extensão e quatro pistas sobre as águas, teve suas operações suspensas devido à queda. A estrutura também possuía uma ponte levadiça que facilitava o acesso ao porto de Baltimore. A rede de TV ABC News informou que o navio perdeu propulsão durante a manobra de saída do porto. As restrições de tráfego aéreo e marítimo visam garantir a segurança das operações de resgate. O incidente não parece ter sido intencional, de acordo com as autoridades competentes.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo