Especialistas comentam a revelação da Princesa de Gales sobre quimioterapia adjuvante e cirurgia abdominal para micrometástases.
Nesta última sexta-feira, 22, a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, compartilhou a notícia de que foi diagnosticada com câncer. A descoberta aconteceu logo após a operação abdominal que ela realizou no início do ano.
A revelação de Kate Middleton sobre ter sido diagnosticada com câncer acendeu um alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa grave doença. É fundamental estar atento aos sintomas e realizar exames regularmente para uma detecção precoce de qualquer tumor.
Princesa de Gales Revela Estágio Inicial do Tratamento de Câncer
Sem muitos detalhes sobre o tipo de tumor ou onde ele está localizado, ela apenas diz estar ‘em estágio inicial de tratamento, fazendo uma quimioterapia preventiva’ em vídeo divulgado pelo Palácio de Kensignton, nas redes sociais oficiais dela e do Príncipe William. ‘Em janeiro, eu passei por uma grande cirurgia abdominal e, na ocasião, pensou-se que minha condição não era de câncer.
A cirurgia foi bem-sucedida, no entanto, exames após a operação notaram que havia câncer. Minha equipe médica aconselhou a me submeter a uma quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento.’
A cirurgia foi bem-sucedida, no entanto, exames após a operação notaram que havia câncer. Minha equipe médica aconselhou a me submeter a uma quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento.
Desmistificando a Quimioterapia Adjuvante
No entanto, esse tipo de terapia preventiva, segundo especialistas, não existe. O que a Princesa de Gales quis dizer, é que está fazendo uma quimioterapia adjuvante.
‘Quimioterapia não previne câncer, ela trata câncer, ainda que seja em estágio inicial’, afirma Rachel Riechelmann, head de oncologia clínica do A.C. Camargo Cancer Center. Segundo ela, a quimioterapia adjuvante é aplicada nesses casos de tumores localizados, descobertos em cirurgias, desde que não haja metástase.
Micrometástases e Tratamento Específico
‘Nesse contexto, o tumor pode liberar células malignas para outros órg�… Quimioterapia Adjuvante na Recuperação
‘Se faz uma cirurgia num paciente jovem, consegue se reabilitar da cirurgia rapidamente e logo entrar num esquema de quimioterapia adequado, com as medicações mais potentes para o tratamento desse tumor. Assim, temos uma possibilidade de remissão muito maior’, completa Lobo.
Informar para Cuidar e Preservar
‘É muito importante termos a consciência de que, mesmo com tantos avanços e casos de cura, ainda temos o desafio de desmistificar o diagnóstico de câncer e o tratamento dessa doença. Temos a obrigação de informar corretamente e preservar a individualidade dos pacientes, sejam pessoas públicas ou indivíduos comuns’, alerta Mariana Laloni, oncologista e diretora médica da Oncoclínicas.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo